Leitor de Notícia

Associação Médica Brasileira divulga carta pedindo vacinas, isolamento e uso de máscaras para combater pandemia

Todas as 54 associações e sociedades de especialidades médicas brasileiras assinam documento, que também condena informações falsas e 'desencontradas'. Profissionais de saúde cuidam de pacientes com Covid-19 em uma UTI de Porto Alegre, no dia 11 de março.

Todas as 54 associações e sociedades de especialidades médicas brasileiras assinam documento, que também condena informações falsas e 'desencontradas'. Profissionais de saúde cuidam de pacientes com Covid-19 em uma UTI de Porto Alegre, no dia 11 de março.
Silvio Avila/AFP
A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou, nesta segunda-feira (15), uma carta na qual pede vacinas, isolamento e uso de máscaras para combater a pandemia de Covid-19. O documento é assinado por todas as 54 associações e sociedades de especialidades médicas do Brasil, que também condenam informações falsas e "desencontradas".
Profissionais de saúde no DF usam 'gambiarra de oxigênio' para socorrer pacientes com Covid-19; ocupação em UTIs é de 100%
Os médicos alertam que a solução para a pandemia "não está nas mãos de mais de meio milhão de médicos do Brasil", e, sim, nas atitudes de cada um e na de autoridades, "responsáveis por implantar as medidas efetivas que se fazem necessárias para mitigar a enorme dor e sofrimento da população brasileira" (veja íntegra do documento ao final desta reportagem).
Eles reforçam 3 medidas de combate à pandemia:
A vacinação em massa: "para todas as pessoas, é a medida ideal para controlarmos a velocidade de propagação do vírus. Entretanto, é impossível afirmar, nesse instante, em que momento isso ocorrerá", ressaltam.
O distanciamento social, que apontam como "conduta essencial" para conter a propagação do coronavírus.
A conscientização e a atitude cidadã – que, dizem," devem prevalecer sobre quaisquer outros aspectos".
As sociedades pedem que as regras preventivas sejam seguidas à risca:
Uso correto de máscara
Distanciamento social
Evitar aglomerações
Manter o ambiente bem ventilado e higienizando
Ficar em isolamento respiratório assim que houver suspeita de Covid-19
Higienizar frequentemente as mãos, com água e sabão ou álcool gel a 70%.
Vacinas
Olga D'arc Pimentel, de 72 anos, recebe dose da vacina de Oxford contra a Covid-19 em barco no Rio Negro em Nossa Senhora do Livramento, comunidade perto de Manaus, no dia 9 de fevereiro.
Michael Dantas/AFP
No documento, os médicos pedem que a população se una em torno das vacinas e destacam a necessidade de previsões exatas sobre a chegada das doses.
"Vacinas já. Essa é a ideia que deve unir e reunir todos os brasileiros, em um só coro, de mãos dadas. Juntos, precisamos trabalhar urgentemente pela revisão de caminhos e prioridades. Precisamos de certezas", afirmam.
Butantan entrega 3,3 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde
Pazuello diz que Brasil não terá colapso na Saúde e reduz pela quinta vez previsão de vacinas para março
"Não podemos viver de estimativas que não encontrem respaldo na realidade. Precisamos saber exatamente quantas doses de vacinas teremos e quando efetivamente elas serão disponibilizadas para a população. Um vai e vem de informações desencontradas, uma dança de números de eventuais lotes de vacinas que deverão chegar e depois não chegam só leva ao descrédito das autoridades de saúde e a desalento na população. Soluções concretas, e não promessas vazias, é o que precisamos. E já", dizem.
Distanciamento, máscaras e informações falsas
O que devemos saber sobre as máscaras PFF2/ N95
As entidades médicas também reforçam a necessidade de manter o distanciamento, evitar aglomerações e usar máscaras, além de pedirem a cada médico que desminta informações falsas sobre a pandemia.
"Temos de reafirmar, lembrar e relembrar, a cada instante, que o distanciamento social e uso de máscara salvam vidas", lembram. "O isolamento e uso de máscaras, repetimos, podem ser o diferencial para salvar a vida de avô, avó, pai, mãe, ou do filho, ou do amigo".
Como usar a máscara PFF2/N95? Veja respostas para 17 dúvidas sobre o modelo mais eficiente contra a Covid
"Diante do quadro de dificuldades e incertezas, também conclamamos cada um dos médicos do Brasil a ser um agente multiplicador da Medicina de excelência e da Ciência junto a todos os pacientes, aos colegas de trabalho e em seus círculos familiares e de amizades. Desmentir fake news e reforçar a relevância das regras de prevenção devem ser tarefas diárias. Assim também salvamos vidas", dizem.
Criação de comitê
Os especialistas também anunciam, no documento, a criação de um comitê para monitoramento da pandemia enquanto ela durar.
A intenção é, como diz o nome, monitorar a pandemia e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública, consolidar informações e transmitir orientações de conduta a cidadãos e médicos.
"Destacamos, por fim, que o momento torna necessárias comunicações recorrentes com esclarecimentos e orientações à saúde, por mais simples que pareçam. São elas a vacina, o combate às fake news e a conscientização individual e coletiva para as medidas gerais de prevenção", concluem.
Veja a íntegra da carta.
Veja VÍDEOS da vacinação no Brasil:
a
Links: